• Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza

ACÚSTICA APLICADA AO CONTROLE DE RUÍDO

Olá, pessoal!


Nesta postagem aqui no blog FALANDO DE ACÚSTICA, eu quero mostrar para vocês uma publicação que, em minha opinião, é uma das melhores fontes de informação – senão a melhor – sobre acústica e controle de ruído hoje, no Brasil.


Trata-se do livro intitulado “Acústica aplicada ao controle de ruído”, de autoria do Prof. Dr. Eng. Sylvio Bistafa, publicado pela editora Edgard Blücher e que já está na sua terceira edição, revista e ampliada.


Llivro “Acústica aplicada ao controle de ruído”, de autoria do Prof. Dr. Eng. Sylvio Bistafa.

Antes de falar sobre o conteúdo do livro – que, diga-se, é impecável – eu gostaria de falar sobre seu autor.


Sylvio Bistafa é engenheiro industrial mecânico, M.Sc. e Ph.D. pela Penn State University.Foi professor orientador na Escola Politécnica (EPUSP) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) da Universidade de São Paulo.


Como consultor, tem realizado trabalhos nas áreas de acústica ambiental ruído industrial, acústica arquitetônica e ruído nas edificações.


Com toda essa experiência, é justamente como professor que Sylvio demonstra suas melhores qualidades: generoso como ele só, tem prazer em ensinar e satisfação em ver quando alguém aprende com ele.


Sua contribuição espontânea em minha dissertação de mestrado e como orientador, em minha tese de doutorado, foram decisivas em minha formação acadêmica e em minha vida profissional.


Não seria o que sou hoje se não tivesse tido o privilégio de poder contar com a ajuda incondicional, a sabedoria, a disponibilidade e a confiança de Sylvio durante minha vida acadêmica na pós-graduação. Por isso lhe sou tão grato e, hoje, somos amigos.


Mas, voltemos ao livro. O seu foco é o controle do ruído e, nele, as grandezas acústicas são apresentadas de forma acessível ao leitor, dispensando conhecimentos prévios sobre o tema. Os diversos assuntos são desenvolvidos de forma didática e articulados, chegando a um tratamento razoavelmente avançado em nível das aplicações.


Por se tratar de uma área multidisciplinar, o livro reflete essas características, aprofundando-se nos diversos temas complementares, mas sem afastar muito o leitor dos objetivos de cada capítulo.


Os assuntos tratados incluem:

  • introdução à acústica técnica,

  • instrumentação e medições acústicas,

  • sistema de audição e processamento do som pelo sistema auditivo,

  • noções de psicoacústica,

  • propagação sonora ao ar livre e ruído ambiental,

  • ruído em recintos,

  • discussão de normas e legislações aplicáveis,

  • nacionais e internacionais,

  • além de métodos e estratégias para o controle do ruído em diversas situações.

Esta terceira edição, revista e ampliada, traz dois novos capítulos: um deles dedicado às técnicas digitais em medições acústicas e, o outro, dedicado à acústica de auditórios e à qualidade sonora de salas.


Eu possuo um exemplar de cada uma das 3 edições do livro e posso afirmar, sem medo de errar, que esta terceira edição é absolutamente imperdível! Se você é um estudante ou profissional de arquitetura, engenharia ou design que trabalha ou deseja trabalhar com acústica, o livro é mais que uma leitura obrigatória. É um livro de cabeceira!


Adquira o seu e boa leitura!



105 visualizações