top of page

Acústica aplicada ao controle de ruído

Atualizado: 12 de mai. de 2020

Olá, pessoal!


Nesta postagem aqui no blog FALANDO DE ACÚSTICA, eu quero mostrar para vocês uma publicação que, em minha opinião, é uma das melhores fontes de informação – senão a melhor – sobre acústica e controle de ruído hoje, no Brasil.


Trata-se do livro intitulado “Acústica aplicada ao controle de ruído”, de autoria do Prof. Dr. Eng. Sylvio Bistafa, publicado pela editora Edgard Blücher e que já está na sua terceira edição, revista e ampliada.


Llivro “Acústica aplicada ao controle de ruído”, de autoria do Prof. Dr. Eng. Sylvio Bistafa.
Llivro “Acústica aplicada ao controle de ruído”, de autoria do Prof. Dr. Eng. Sylvio Bistafa.

Antes de falar sobre o conteúdo do livro – que, diga-se, é impecável – eu gostaria de falar sobre seu autor.


Sylvio Bistafa é engenheiro industrial mecânico, M.Sc. e Ph.D. pela Penn State University.Foi professor orientador na Escola Politécnica (EPUSP) e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) da Universidade de São Paulo.


Como consultor, tem realizado trabalhos nas áreas de acústica ambiental ruído industrial, acústica arquitetônica e ruído nas edificações.


Com toda essa experiência, é justamente como professor que Sylvio demonstra suas melhores qualidades: generoso como ele só, tem prazer em ensinar e satisfação em ver quando alguém aprende com ele.


Sua contribuição espontânea em minha dissertação de mestrado e como orientador, em minha tese de doutorado, foram decisivas em minha formação acadêmica e em minha vida profissional.


Não seria o que sou hoje se não tivesse tido o privilégio de poder contar com a ajuda incondicional, a sabedoria, a disponibilidade e a confiança de Sylvio durante minha vida acadêmica na pós-graduação. Por isso lhe sou tão grato e, hoje, somos amigos.


Mas, voltemos ao livro. O seu foco é o controle do ruído e, nele, as grandezas acústicas são apresentadas de forma acessível ao leitor, dispensando conhecimentos prévios sobre o tema. Os diversos assuntos são desenvolvidos de forma didática e articulados, chegando a um tratamento razoavelmente avançado em nível das aplicações.


Por se tratar de uma área multidisciplinar, o livro reflete essas características, aprofundando-se nos diversos temas complementares, mas sem afastar muito o leitor dos objetivos de cada capítulo.


Os assuntos tratados incluem:

  • introdução à acústica técnica,

  • instrumentação e medições acústicas,

  • sistema de audição e processamento do som pelo sistema auditivo,

  • noções de psicoacústica,

  • propagação sonora ao ar livre e ruído ambiental,

  • ruído em recintos,

  • discussão de normas e legislações aplicáveis,

  • nacionais e internacionais,

  • além de métodos e estratégias para o controle do ruído em diversas situações.

Esta terceira edição, revista e ampliada, traz dois novos capítulos: um deles dedicado às técnicas digitais em medições acústicas e, o outro, dedicado à acústica de auditórios e à qualidade sonora de salas.


Eu possuo um exemplar de cada uma das 3 edições do livro e posso afirmar, sem medo de errar, que esta terceira edição é absolutamente imperdível! Se você é um estudante ou profissional de arquitetura, engenharia ou design que trabalha ou deseja trabalhar com acústica, o livro é mais que uma leitura obrigatória. É um livro de cabeceira!


Adquira o seu e boa leitura!



271 visualizações0 comentário
bottom of page